Sem abas: Mozilla prepara Firefox “simplificado” para o iPad

16/06/2012

O navegador Firefox ainda não chegou a App Store, mas na última semana a Mozilla revelou que planeja levar uma versão simplificada do seu browser para o iPad.

De acordo com o site The Verge, o designer de produto da Mozilla, Alex Limi, revelou durante uma apresentação recente que a empresa está trabalhando em um protótipo de browser para iPad há vários meses.

“Nós queríamos fazer algo inteiramente novo. Queríamos olhar em como podemos reinventar para um novo formato”, afirmou Limi, que descreveu o Safari para iPad como uma “experiência miserável”, apesar de reconhecer que é o melhor navegador para tablets disponível atualmente. “Existem muitas razões pelas quais deveríamos estar no iOS, apesar de que não podemos levar nossa ferramenta de renderização para esse ambiente.”

Mas agora a Mozilla apareceu com o Junior, um browser em tela cheia sem abas. Em vez de uma barra de endereços e abas no topo do app, o Junior possui dois botões (um em cada lado da janela), um botão traseiro, e um botão adicional que apresenta favoritos, páginas recentes, e uma barra de busca.

Esses dois botões podem ser expandidos para revelar um total de seis operações que ainda não foram finalizadas, mas provavelmente incluirão opções de reload, forward e impressão. O navegador também permitirá contas de usuários protegidas com senhas separadas, afirma a Mozilla.

Ainda não há uma data de lançamento no momento, e o The Verge diz que o Junior deve chegar no “futuro próximo”.

Além disso, Limi também revelou que “acredita fortemente” que a Google está trabalhando em uma versão do Chrome para iOS, que pode chegar “logo”.